Acupuntura

Acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa, que pode ser utilizada tanto em humanos quanto em animais. A técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas de aço inoxidável, próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, inseridas na superfície da pele dos animais, causando estímulos nervosos no corpo (energia do TI), os quais por meios dos meridianos estimularão a uma resposta benéfica ao organismo. A acupuntura tem por objetivo restabelecer a saúde do paciente através do equilíbrio energético sistêmico, podendo então ocasionar a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, pela determinação de um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico do animal.

Alguns dos seus benefícios são: analgesia, reabilitação motora, regulação das funções orgânicas, modulação do sistema imune e endócrino, ativação de processos regenerativos, redução do estresse, etc.

A acupuntura é extremamente indicada nos distúrbios: músculo-esqueléticos (alívio da dor, artrite, artrose, displasias), neurológicos (discopatias, como as hérnias de disco, sequelas de cinomose, convulsão e epilepsia, encefalites, paralesia e paresia de membros), e digestórios e urinários (incontinência fecal e urinária), sendo muitas vezes considerada como o tratamento de escolha para tais doenças.

Para algumas outras doenças, ela é indicada como tratamento coadjuvante (como em casos de problemas de pele, do sistema imune e endócrino), fazendo parte do chamado tratamento integral, em que a medicina alopática é utilizada em conjunto com a acupuntura veterinária e outras técnicas de reconhecida eficácia como a homeopatia, fitoterapia, florais de Bach, aromaterapia e fisioterapia.